O CICLISTA E AS CÃIBRAS
As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo ou de um grupo de muscular. Elas acometem apenas a musculatura estriada e afetam principalmente os músculos posteriores da perna. Uma cãibra pode começar durante a atividade física, no repouso e até durante o sono.
É mais comum uma cãibra começar após uma contração muscular intensa com consequente encurtamento do músculo que está sofrendo o processo. As cãibras estão associadas a uma série de condições não relacionadas com o esporte ou exercício. A falta de condicionamento físico e a fadiga também podem ser responsáveis pelas cãibras e outras lesões musculares.
O uso excessivo de um músculo, desidratação, tensão muscular ou simplesmente manter a mesma posição por um período prolongado de tempo pode resultar em uma cãibra muscular. Em muitos casos, no entanto, a causa exata do sintoma é desconhecida. Embora a maioria das cãibras musculares seja inofensiva, algumas podem estar relacionados a uma condição médica subjacente, tais como:
Estreitamento das artérias
Compressão do nervo
Deficiência de potássio, cálcio ou magnésio
Uso de medicamentos diuréticos
Diabetes
Doenças neurológicas
Doenças do fígado
Distúrbios da tireoide
Alcoolismo
Quando se pratica atividades físicas intensas às vezes sentimos fisgadas em um músculo, que podem ser fortes e doloridas a ponto de impedir o exercício. As cãibras são contrações musculares involuntárias, que podem ser causadas por desidratação, falta de sais minerais como potássio e sódio ou simplesmente fadiga.
Outros motivos que podem levar ao surgimento de cãibras é a deficiência de algumas vitaminas do complexo B, uso de medicamentos diuréticos, gravidez e até mesmo o sedentarismo extremo.
Para evitar essas contrações nada agradáveis, é importante tomar alguns cuidados como descrevemos abaixo:
Cuidados com a dieta, ingerindo legumes e frutas, em especial bananas são uma ótima pedida;
Manter os músculos sempre bem alongados.
Se hidratar corretamente, repor glicose e sais minerais, principalmente o potássio.
O mais importante quando vier a câimbra, o que nos ciclistas fazemos é de tentar minimizar a dor para continuar na corrida ou treinando, esticando uma perna de cada vez, com o pés encaixados no pedal, forçando o calcanhar para baixa. Este movimento faz com que a musculatura se estique e com isso a dor diminui.
Outra dica é de você mesmo deixando a perna descontraída, tentar soltar a musculatura, movendo-a para os lados se assim for o da coxa; já se se for a panturrilha, com o polegar tente fazer movimentos circulares…talvez possa ajudar a diminuir seu desconforto!
Mas se durante o pedal, as câimbras surgirem, não existe nenhum alimento ou suplemento milagroso que vai eliminar as câimbras instantaneamente, mas alongamentos podem diminuir o desconforto. A Dica quando você tem cãibra deve fazer o movimento inverso ao dessa contração. Essa técnica trabalha isso diretamente.
Para se alongar durante uma câimbra é necessário puxar as fibras musculares no sentido oposto ao das contrações. Por exemplo, se você tem uma cãibra na panturrilha, provavelmente ela vai ficar endurecida e a única forma de aliviar essa musculatura é esticando a ponta do pé para trás, fazendo o movimento contrário.
Por isso o ideal antes do inicio de qualquer pedal, é importante alongara s fibras musculares, dando atenção aos músculos que devem receber maior atenção nestes exercícios, como panturrilha, coxas, planta dos pés e quadríceps.
Se mesmo com toda a prevenção você ainda sentir uma cãibra, além dos alongamentos, recomenda-se fazer uma massagem local, que aumenta a irrigação e a circulação do sangue, acelerando a recuperação.
Conheça a STRONG LIFE - Roupas e Uniformes para Ciclismo
http://www.stronglife.com.br/
Comentários
Postar um comentário