8 DICAS PARA PEDALAR NO CALOR
Que calorão! As temperaturas estão batendo recorde em muitas cidades, e por isso separei aqui algumas dicas para você pedalar nessa época do ano.
✅ 1- Pedalar em horários de calor menos intenso
O ciclismo é uma atividade de alta intensidade e esforçar-se debaixo de temperaturas altas é perigoso. Ficar exposto ao sol por muito tempo pode provocar tonturas, dores de cabeça, desidratação e até desmaios.
Nesta estação, os melhores horários são manhã e noite. Evite ao máximo pedalar entre 10h e 15h, que é quando o sol se encontra em posição mais alta.
Dessa vez, quanto menos “luz” (calor) sobre você, melhor. Você pode apostar nos pedais antes do nascer do sol ou sair após ele se por.
Lembre-se de contar sempre com a ajuda dos faróis e refletores na sua bike, beleza?!
✅ 2- Ter garrafas térmicas
Nessa época, a água esquenta muito mais rápido e ninguém merece tomar água quente na hora da sede. Para manter a sua água gelada por mais tempo, deixe sua caramanhola no congelador um tempinho antes de sair, ou deixe congelar uma parte da água dentro da garrafa, e depois preencha com água. Uma dica também é encher a garrafa de gelo e depois colocar a água gelada.
A garrafa térmica conserva a temperatura da água gelada por muito mais tempo, que pode auxiliar na diminuição da temperatura corpórea, alem de dar uma bela refrescada na hora, é claro.
✅ 3- Passar protetor solar
A incidência de raios solares no verão é alta e traz riscos de queimaduras de 1º e 2º graus, além do câncer de pele, devido a alta incidência de raios UV. Também vale a pena levar o protetor e repassá-lo durante o pedal, já que o efeito de proteção acaba em algumas horas e com o suor.
Beba muita água no dia anterior.
Beber muita água um dia antes de pedalar é um modo simples para “carregar o corpo” com o líquido que será bem desperdiçado no suor, no dia seguinte.
✅ DICA 4- Escolha a Roupa certa
Caso você opte por pedalar durante o dia mesmo, é necessário que se proteja usando camisas de material apropriado, de preferência, com manga longa. Você pode investir em roupas com Proteção Solar (as roupas da Strong Life possuem FPS50+).
O tecido mais indicado para esse clima por ser fresquinho é o poliamida.
Na parte de baixo, seguimos com as bermudas ou bretelles.
Ah e nada de pedalar com a “cabeça quente”, hein… Para a proteção da cabeça, use capacetes com ventilação.
✅ DICA 5-Usar óculos de ciclismo
Bons modelos de óculos de ciclismo possuem lentes intercambiáveis com um par de lentes escuras próprias para usar em dias de sol. Além disso, a proteção contra raios ultravioletas, a narigueira e furinhos nas lentes são outros recursos que ajudam a pedalar no verão, além de proteger os olhos contra sujeira. E não vale tentar improvisar com óculos de sol comum, ok?
Curtiu as dicas? 👉 Marca aqui aqueles fieis amigos de pedalada no “solzão” ⠀
🔸 Em caso de dúvidas, mande um inbox, será um prazer lhe ajudar.
✅ DICA 6- Cuide da Alimentação
Se for levar comida para o pedal, que sejam alimentos bem leves e que não pereçam com o calor. Pode ser barrinhas de cereal sem cobertura, castanhas, amêndoas, paçoquinhas, mariolas…
Antes de sair, não coma alimentos muito pesados, gordurosos ou salgados demais.
✅ DICA 7- Vá com calma no pedal
Você não precisa pedalar no mesmo ritmo e, muito menos, querer bater recordes em dias quentes. Para poupar e respeitar o seu corpo até que ele se adapte à mudança do clima, diminua a distância percorrida e esforço depositado no pedal.
Isso com certeza te ajudará a ter mais disposição.
✅ DICA 8- Pare e Descanse
Pare para descansar e se hidratar sempre que necessário.
Agora pode ser que você necessite ainda mais, então dê esse tempo do descanso para não ter maiores problemas.
Lembre-se , como todos os cuidados, é só partir para um giro fresquinho e mega satisfatório!
Tamo junto!
#mountainbike #mountainbikersbr #mountainbiker #mtb #adrenalina #bike #bicicleta #natureza #estradareal #ciclismo
CREDITOS: @ateondedeuprairdebicicleta
Comentários
Postar um comentário